quarta-feira, 8 de março de 2017

CONCURSO 2007 PM / BA

PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO

Escolha UM (apenas um) dos seguintes temas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número do tema escolhido.

Tema I

A múltiplicação de presídios é, talvez, uma medida necessária; a multiplicação de empregos é, certamente, uma providência imprescindível.

Tema II

Uma adequada remuneração dos profissionais da área de segurança já constitui, em si mesma, uma eficaz medida preventiva, de efeito social.

Tema III

A diversidade das funções profissionais exercidas pelas pessoas não pode e não deve traduzir-se como diferença de valor entre elas.

Redija uma dissertação, na qual você deverá argumentarem favor do seu ponto de vista, favorável ou desfavorável, em relação ao que se afirma no tema que você escolheu.

Na Prova Discursiva – Redação deverão ser observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de ponto a serem atribuídos à Redação.

CONCURSO 2009 PM / BA

PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO

a) Escolha UM (apenas um) dos seguintes temas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número do tema escolhido.

b) Redija uma dissertação, na qual você deverá argumentar em favor de seu ponto de vista, em relação ao tema que você escolheu.

c) Na Prova Discursiva − Redação deverão ser observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação.

Tema I
O discurso da auto-ajuda geralmente sustenta a tese de que cada um é o único responsável pelo que venha a lhe ocorrer de bom ou ruim, na crença incondicional da realização pessoal. No entanto, também devem ser levadas em conta as condições sociais e históricas do ambiente a que as pessoas estão submetidas.

A partir do comentário acima, desenvolva suas ideias sobre o tema:

A responsabilidade de cada um no desenvolvimento pessoal e no trabalho.

Tema II

Comunidade, de acordo com os dicionários, é um conjunto de indivíduos que se identificam por ideais semelhantes e interesses comuns.

Desenvolva, pois, suas ideias a respeito do seguinte tema:

Respeito mútuo entre os cidadãos é um dos elementos necessários à convivência pacífica em uma comunidade.

Tema III

Agir com violência significa empregar força física contra alguém ou intimidação moral, com uso de crueldade.

A violência, dadas as atuais condições de vida, principalmente nas cidades, é assunto constante nos noticiários.

A partir das afirmativas acima, desenvolva a dissertação a respeito da seguinte questão:

Em que medida a atitude de cada um pode reverter as altas taxas de violência?


CONCURSO 2012 PM / BA

PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO

Atenção:  Escolha UM (apenas um) dos seguintes temas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número do tema escolhido.

TEMA 1

O esporte pode contribuir enormemente para a socialização de indivíduos de diferentes origens, idades e classes sociais.

A socialização na prática do esporte
  
TEMA 2

Num mundo globalizado, é inevitável pensar sobre o destino da cultura popular. Ela corre o risco de desaparecer, mas pode, ao contrário, se beneficiar da própria globalização para se fortalecer.

A cultura popular nos dias de hoje
  
TEMA 3

Milhões de brasileiros, nos últimos anos, melhoraram a sua condição social. Isso gerou aumento imediato no consumo, mas pode também trazer outras consequências duradouras.

Os efeitos da recente ascensão social

Redija um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se sobre o tema escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...