terça-feira, 23 de abril de 2013

Colocação Pronominal


1. ( ) O presente é a bigorna onde se forja o futuro.
2. ( ) Nossa vocação molda-se às necessidades.
3. ( ) Se não fosse a chuva, acompanhar-te-ia.
4. ( ) Macacos me mordam!
5. ( ) Caro amigo, muito lhe agradeço o favor…
6. ( ) Ninguém socorreu-nos naqueles momentos difíceis.
7. ( ) As informações que se obtiveram, chocavam-se entre si.
8. ( ) Quem te falou a respeito do caso?
9. ( ) Não foi trabalhar porque machucara- se na véspera.
10. ( ) Não só me trouxe o livro, mas também me deu presente.
11. ( ) Ele chegou e perguntou-me pelo filho.
12. ( ) Em se tratando de esporte, prefere futebol.
13. ( ) Vamos, amigos, cheguem-se aos bons.
14. ( ) O torneio iniciar-se-á no próximo Domingo.
15. ( ) Amanhã dizer-te-ei todas as novidades.
16. ( ) Os alunos nos surpreendem com suas tiradas espirituosas.
17. ( ) Os amigos chegaram e me esperam lá fora.
18. ( ) O torneio iniciará-se no próximo domingo.
19. ( ) oferecida-lhes as explicações, saíram felizes.
20. ( ) Convido-te a fazeres-lhes, essa gentileza.
21. ( ) Para não falar- lhe, resolveu sair cedo.
22. ( ) É possível que o leitor nos não creia.
23. ( ) A turma quer-lhe, fazer uma surpresa.
24. ( ) A turma havia convidado-o para sair.
25. ( ) Ninguém podia ajudar-nos naquela hora.
26. ( ) Algumas haviam-nos contado a verdade.
27. ( ) Todos se estão entendendo bem.
28. ( ) As meninas não tinham nos convidado para sair.

29) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:

a) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.
b) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo.
c) João tem-se interessado por suas novas atividades.
d) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito.

30) Assinale a frase com erro de colocação pronominal:

a) Tudo me era completamente indiferente.
b) Ela não me deixou concluir a frase.
c) Este casamento não deve realizar-se.
d) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas.

31. ( ) Quando se estudaram minuciosamente as propostas, descobriram- se todas as falhas.
32. ( ) Segundo informaram- me na seção, já se encontram prontos os contracheques desta mês.
33. ( ) Os papéis que remeteram-me estão em ordem, ainda hoje devolvê-los-ei como havia prometido-lhes.
34. ( ) Os professores haviam-nos instruído para as provas.
35. ( ) Nada chegava a impressioná-la em sua passividade.
36. ( ) Que Deus te acompanhe por toda a vida.
37. ( ) Quando lhes entregariam as provas, era um mistério que não lhes era possível desvendar.
38. ( ) A respeito daquelas fraudes, os auditores já haviam prevenido-os há muito tempo.
39. ( ) Os amigos entreolharam- se emocionados, mas não lhes deram mais nenhuma informação.
40. ( ) Aquele foi o livro que lhe eu dei como prova de admiração.
41. ( ) Admirou-me a despesa porque não havias-me dito que o presente iria custar-te tão caro.
42. ( ) Ainda não me havias falado essas injúrias.
43. ( ) Já de pé, banhando-me, ouço-lhe os passos no corredor.
44. ( ) Dir-se-ia que todos preferem-lhe ocultar os fatos.
45. ( ) Os alunos não têm preocupado-se com as provas.
46. ( ) Peça a dar- se- lhe- à o perdão.
47. ( ) Causava-me admiração ver aqueles jovens dedicando-se aos estudos, enquanto outros não se esforçavam nem um pouco.
48. ( ) Nada se faria, se ficassem de braços cruzados.
49. ( ) No caso de não cumprirem o horário das aulas, romperão-se as cláusulas contratuais.
50. ( ) Assim que sentiu-se prejudicado, reclamou seus direitos.

GABARITO
1. C
2. C
3. C
4. C
5. C
6. E
7. C
8. C
9. E
10. C
11. C
12. C
13. C
14. C
15. E
16. C
17. C
18. E
19. E
20. E
21. C
22. C
23. C
24. E
25. C
26. E
27. E
28. E
29. B
30. D
31. C
32. E
33. E
34. C
35.
C
36. C
37. C
38. E
39. C
40. C
41. E
42. C
43. C
44. E
45. C
46. E
47. C
48. C
49. E
50. E

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...