segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mensagem aos professores da Bahia

Ser professor em um país que o desvaloriza constantemente, seja pela péssima remuneração a eles concedidas ou pela falta de investimentos e de políticas públicas eficientes é muito complexo, desanimador e inviável. O Brasil é uma nação que se preocupa muito mais com propagandas e jogadas políticas que com premissas de educação, segurança e habitação.

Historicamente somos escravos da ignorância, faz-se necessário um esvaziamento do saber e do educador pois se torna mais fácil o povo tranformar-se sempre em uma massa de manobra, onde se perpetua os "currais eleitoreiros". E a Bahia não poderia estar de fora desta emblemática. Onde a falta de bom senso e diálogo leva uma classe inteira a passar dificuldades.

Se já era vexatório a situação dos educadortes, agora ficou deplorável. Sabe lá como estão fazendo para sobreviverem. Podem até perguntarem: Eles não economizaram para momentos de dificuldades? Mas como fazer esta mágica se o que se ganha mal dá para sobreviver.

Mudam-se os governantes. Pomessas mirabolantes de melhorias das diversas frentes são realizadas nos comícios realizados. Todos são levados a acreditarem. Mas depois se depara com uma triste realidade: o ensino está de mal a pior. Estamos respirando por aparelhos quando o assunto é ensino de qualidade.

Um governo que não tem como base a educação é fadado ao fracasso. O assunto da moda é a reforma dos estádios de futebol para a realização da Copa do Mundo. Vamos receber povos do mundo inteiro, dizem que esta realização melhorará a infraestrutura do país.

Mas é notório vislumbrar que isto não vai solucionar os problemas crônicos que estão nesta Terra desde os tempos dos indígenas. Prostituíram nossas índias, exterminaram nossa culturas, implantaram-no uma religião, escravizaram nosso povo com grilhões dos tempos da escravidão. E como questionar e ter esperança nessa gente que implanta a política do assistencialismo desmedido para sempre se manterem no poder.

Poder que inebria, faz o Homem envaidecer-se a tal ponto de não querer perdê-lo. Fazendo qualquer coisa para se manter nele. Até perder sua própria consciência, se é que já teve alguma um dia. Acorda Brasil já é chegada a hora de valorizar a profissão mais digna e honrada a de professor. Um verdadeiro sacerdócio. Trabalha tanto nos estabelecimentos educacionais, bem como em suas residências.

Ensinar e educar em um país desta complexidade, tornou-se um grande desafio. Professor que além de sofrer com os descasos dos governos, sofrem ameaças, perseguições e a cada dia fica entristecido. Mas nunca abatido com sua escolha. Eu quero parabenizar a todos os professores, sobretudo os do nosso Estado da Bahia que estão sendo ultrajados, massacrados, mas não venderam suas dignidades.

O Homem com seu poder pode manipular a mídia, totalmente corruptível, mandar prender subjulgando os poderes existentes e constituídos. Pode fazer modificação em quase tudo. Mas não pode sentar-se no lugar de Deus. Queridos professores... O Senhor Jesus Cristo que sabe todas as coisas saberá dar a cada um conforme o seu merecimento e toda carne perecerá, todos terão um encontro com o Altíssimo e nesta justiça não terá apradinhamentos, não poderá se fazer conchaves políticos, não haverá remendos.

Cada um será julgado conforme os seus atos e será apenado rigorosamente. Por esta razão que devemos nos contentar e alegrarmos sempre no Senhor nosso Deus. Pois o Brasil e paritularmente a Bahia aonda é a de Todos os Santois. Esta é uma das razões de votarmos mal e sofrermos com tantas e tantas tribulações. Entregue-se e confie no único que é capaz de ser bálsamo em sua vida. Ele, o Senhor dos senhores, àquele que está sentado à direita do Pai.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...