quinta-feira, 5 de julho de 2012

Interpretação de texto


Eu sou teu livro


..........Nasci na encosta de um outeiro. E fiquei, dentro em pouco, um pinheiro delgado e elegante. Tão elegante que uma senhora, passando com seus filhos por perto de mim, desejou-me para árvore de natal.

..........--Como ficará lindo carregadinho de presentes e de doces, com as velinhas de cores --exclamou uma das meninas que acompanhavam a senhora.

..........Estremeci até às raízes, pensando que logo me haviam de arrancar para, no grande e festivo dia das crianças, ir adornar o salão de uma escola ou de uma casa abastada.

..........Passaram-se, porém, muitos anos e ninguém veio buscar-me para a festa do Natal. Minhas raízes aprofundaram-se mais; meu tronco tornou-se alto e forte; estendi para o céu a ramaria possante, que as tempestades não puderam derribar. Todos os anos as pinhas enfeitavam meus galhos; e, quando amadureciam, aves, animais e homens vinham à minha sombra colher os frutos que se espalhavam pelo chão. Eu era a maior e a mais bela de todas as árvores daquela região.

..........Mas o dia funesto chegou. Um homem aproximou-se de mim, olhou-me com atenção de alto a baixo, e fez, a facão, um sinal no meu tronco. Vieram depois operários musculosos, de machado em punho; e logo estava eu deitado no solo, com os ramos partidos. Estava reduzido a um simples madeiro ? eu, o rei dos vegetais de toda aquela redondeza...!

..........Arrastaram-me, em seguida, para uma fábrica e reduziram-me a uma polpa branca. Nenhum dos meus camaradas me houvera reconhecido, quando, transformado em alvo lençol, sofria a última demão, a fim de aparecer no mercado sob a forma de papel. Que torturas padeci: os golpes mortíferos do machado, o talho agudo das lâminas que me dilaceravam, o aperto horrível de engrenagens que me esmagavam, o atrito áspero de mós que me pulverizavam, o ardor das drogas que me fizeram pálido... Depois de tudo isso, colocaram-me numa prensa, da qual saí para uma longa viagem.

..........Vendeu-me um negociante a um impressor. Fui para uma tipografia, onde novas angústias me esperavam. Puseram-me num prelo, no qual, em giros vertiginosos, palavras e gravuras eram sobre mim estampadas. Dobraram-me depois. Cortaram-me. Coseram-me. Cobriram-me com duas capas de cartão. E eis-me aqui, agora, meu amigo, para ir contigo à escola.

..........Não me maltrates nem me desprezes. Muito sofri para trazer-te a sabedoria dos antigos, as lições da experiência, a expressão dos prosadores e poetas, que enriqueceram tua língua materna e fizeram meigo e suave teu idioma.

..........Ama-me e lê-me: eu sou teu livro!





1-O que, na árvore, chamou a atenção da sem hora?

a)o fruto

b)a cor

c)a delicadeza

d)a imponência

e)a verde folhagem



2-A senhora via, pois, no pinheiro:

a)o deslumbramento estético.

b)a finalidade comercial

c)a tranqüilidade cromática.

d)o valor alimentício

e)a finalidade literária



3-O sinal de facão indicava que:

a)o primeiro estava destinado a transformar-se em livro.

b)terminava ali seu reinado.

c)a senhora desistira de transformá-lo em árvore de Natal.

d)já não eram tão farto e saborosos seus fruto.

e)a natureza vencera a ambição comercial do homem.



4-Ao ouvir as palavras da menina, o pinheiro:

a)sentiu-se orgulhoso de seu porte e beleza.

b)temeu a perda de sua majestade vegetal.

c)agitou-se eufórico na maravilhosa perspectiva de transformar-se em símbolo.

d)manteve-se impassível, como devem proceder os reis.

e)constrangeu-se por não se julgar digno daquela missão.



5-“Minhas raízes aprofundavam-se mais.” Esta passagem sugere:

a)velhice

b)beleza

c)solidez

d)temor

e)fertilidade



6-Na tipografia:

a)o pinheiro realizou seu ideal.

b)sentiu-se aliviado em seus padecimentos.

c)preocupou-se com a manutenção de sua realeza.

d)prolongaram-se os sofrimentos.

e)a árvore perdeu sua arrogância.



7-A expressão “alvo lençol” prenuncia:

a)a sabedoria.

b)o livro.

c)a ramaria.

d)o papel.

e)o Natal.



8-O olhar atento do homem denota:

a)curiosidade inconseqüente.

b)selvageria

c)preocupação com a salvaguarda das árvores.

d)carinho.

e)exame profissional e experiente.



9-O que fez meigo e suave nosso idioma foi:

a)o trabalho do madeirista

b)a operosidade dos tipógrafos

c)o estilo dos escritores

d)a imponência das árvores

e)a tradição do Natal



10-Justifica-se o título do texto porque:

a)o sacrifício do pinheiro foi benéfico à humanidade.

b)a narrativa é produto da imaginação do autor.

c)o texto é verdadeiro.

d)o narrador é o pinheiro.

e)a senhora é a árvore.



Gabarito



1-d

2-a

3-b

4-b

5-c

6-d

7-d

8-e

9-c

10-c


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...