sexta-feira, 9 de março de 2012

Apple anuncia novo iPad com tela de alta definição e internet 4G


Terceira geração do tablet chega aos Estados Unidos no próximo dia 16.
Também foi anunciada atualização no iOS e a nova Apple TV.

O vice-presidente da Apple Phil Schiller mostra as novas funções do iPad (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

O vice-presidente da Apple Phil Schiller mostra as novas funções do iPad (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Câmera melhor
A câmera traseira do tablet passa agora a ter resolução máxima de 5 megapixels, além de sensor de iluminação e filtro infravermelho. A nova câmera também faz gravações em Full HD (1080p), traz um detector de rostos em fotos paradas e possui um estabilizador de vídeos, que deixa as imagens menos tremidas. A câmera frontal continua usando a tecnologia VGA.

Uso da voz para escrever
O aparelho terá suporte para que os usuários possam ditar textos em vez de escrever. Isso poderá ser feito para os idiomas inglês (americano, britânico e australiano), francês, alemão e japonês.

Duração da bateria
Segundo a Apple, a bateria continuará durando 10 horas com Wi-Fi, mas aguentará até 9 h usando a rede 4G – a do iPad 2 dura duas horas com navegação em 3G.

Aplicativos
A apresentação contou com demonstração de aplicativos e games que fazem uso do processador mais rápido, de quatro núcleos, e da tela de alta definição – alguns desenvolvedores tiveram acesso anterior ao aparelho. A produtora Namco apresentou uma versão do jogo de confrontos aéreos Ace Combat.

A Autodesk mostrou um aplicativo para desenhar no tablet com a ponta dos dedos, podendo criar imagens de até 100 megapixels. A Epic Games apresentou uma nova edição do título "Infinity Blade", que traz gráficos ainda mais realistas ao iPad.

A série de aplicativos iWorks será atualizada para o novo aparelho. Cada programa custa US$ 10, mas quem comprou os programas anteriormente poderá atualizá-los de graça, segundo a empresa. O Garage Band, programa de criação de músicas, foi atualizado e as canções poderão ser enviadas para o iCloud.

Outra novidade é a chegada do iPhoto, para guardar e editar fotos do usuário. As fotos são armazenadas no iCloud e podem ser trocadas entre os aparelhos. O iPhoto para iPad suporta imagens com até 19 megapixels e elas podem ser compartilhadas por e-mail, Flickr e Twitter.

Praticamente todos os recursos do iPhoto no Mac, como correção de cores, saturação, correção de olho vermelho e outros ajustes, estão na versão do programa para o iPad. O usuário poderá usar os dedos para ajustar suas fotos. O programa sairá por US$ 5 e também poderá ser usado no iPhone.

iOS e Apple TV
Na primeira parte do evento, Cook anunciou uma nova versão do iOS, o sistema usado no iPad, no iPhone e no iPod touch. Chamada de 5.1, ela será disponibilizada ainda nesta quarta (7) aos usuários – por volta das 16h, o G1 tentou fazer a atualização do sistema e ainda não era possível.

Além disso, foi anunciada a nova Apple TV. O novo aparelho fará uso de uma integração com o  iCloud e permitirá o streaming de filmes em definição Full HD (1080p). A nova TV terá uma interface diferente, facilitando o acesso dos usuários. Entretanto, ela ainda é bastante diferente dos sistemas com iOS. O preço é US$ 100.

O computador não é mais
o centro do mundo digital"
Tim Cook, CEO da Apple
Vendas na 'era pós-PC'
"Estamos falando de um mundo onde o computador não está mais no centro do mundo digital. Os dispositivos que você mais usa precisam ser mais portáteis e drasticamente mais fáceis de usar do que nunca", afirmou Cook no evento. Segundo ele, 76% do lucro da Apple vem dos produtos que diz fazerem parte da categoria "pós-PC": o iPod, o iPad e o iPhone.

Uma pesquisa divulgada na última terça (6) pela consultoria americana Forrester Research conclui que o iPad tem 73% de participação no mercado de tablets e que nenhuma outra marca alcançou fatia maior que 6%.

Histórico

O iPad foi lançado em 27 de janeiro de 2010 por Steve Jobs e ajudou na escalada para a Apple se tornar a maior empresa de tecnologia do mundo. Na época, foi chamado de prancheta digital. Jobs qualificou o aparelho, que unia computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, de "mágico" e "revolucionário".

O tablet chegou às lojas dos EUA custando a partir de US$ 500, preço conservado até hoje para a versão mais simples do iPad 2. No Brasil, o aparelho começou a ser vendido em dezembro de 2010. A segunda versão foi anunciada pela Apple em março de 2011, quando Jobs, então em uma licença médica, surpreendeu a todos ao subir ao palco para apresentar o aparelho. Em outubro do mesmo ano, ele morreu após sua longa luta contra o câncer.


infográfico novo ipad (Foto: Arte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...