sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PRF: saiu resultado da primeira etapa. Retomada prevista para janeiro


A FunRio divulgou o resultado final da primeira etapa do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), paralisado desde novembro de 2009, devido à fraude no resultado preliminar das provas objetivas. Foram liberados o resultado final da redação e a classificação final na etapa após o somatório com a nota final nas provas objetivas.

Por e-mail o chefe da Divisão de Concursos e Seleções da PRF, Fabrício Rosa, informou que os resultados divulgados pela FunRio têm plena validade, estando em conformidade com o acordo extrajudicial celebrado no último dia 30 de setembro entre o departamento e a organizadora afastada da seleção, acrescentando que "conforme o acordo citado, a responsabilidade integral pela primeira etapa da primeira fase do certame em questão ficou a cargo da FunRio."

Segundo havia sido informado inicialmente a PRF, o acordo previa um prazo de 30 dias para a base de dados do concurso, com a relação dos aprovados fosse disponibilizada pela fundação. Na ocasião da assinatura do documento, o coordenador-geral de Recursos Humanos do departamento, inspetor Adriano Furtado, afirmou que os dados seriam repassados diretamente à nova organizadora, a ser contratada.

A fraude no resultado preliminar das provas objetivas, com participação de funcionários da organizadora, ficou constatada em investigação do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ). Entretanto, o ministério concluiu que o fato não invalidou a seleção, já que não houve indícios suficientes de vazamento do gabarito ou do caderno de questões, nem de benefício a outros candidatos, além dos 27 eliminados pela própria organizadora já na divulgação do resultado definitivo do exame objetivo.

Retomada prevista para janeiro

Para dar continuidade ao concurso, a PRF aguarda a liberação por parte da União dos recursos necessários à realização das etapas restantes, por meio da nova organizadora. De acordo com Fabrício Rosa, as tratativas nesse sentido estão bastante avançadas (o repasse pela FunRio do saldo da arrecadação com as inscrições - com taxa de R$100 -  dos mais de 100 mil candidatos está sendo pleiteado na Justiça). Ainda segundo ele, as demais etapas do concurso deverão ser realizadas, provavelmente, no período de janeiro a março de 2012. No momento, o departamento está finalizando o projeto básico para a contratação da nova organizadora, prevista para dezembro.

Restam a serem realizados o exame de capacidade física (testes em barra fixa, de impulsão horizontal e de corrida de doze minutos), a avaliação psicológica e a avaliação de saúde, além do curso de formação profissional, todos de caráter eliminatório.

Serão convocados para o exame de capacidade física e para a avaliação psicológica, os aprovados e classificados em até três vezes o número de vagas para cada região, após o somatório da nota final da prova objetiva com duas vezes a nota da redação. "Recomendamos que os candidatos iniciem a preparação para o exame de capacidade física", orientou Fabrício Rosa.  Para a avaliação de saúde,  serão convocados os classificados em até duas vezes o número de vagas dentre os aprovados nos exames anteriores. O chefe da Divisão de Concursos e Seleções do departamento lembrou aos candidatos que os exames médicos têm validade de 180 dias.

Com exceção do curso de formação, as etapas serão realizadas em todas as capitais, conforme previsto no edital de abertura do concurso. Já o local de realização do curso ainda não está ainda definido, podendo ser em qualquer capital do país. A seleção visa ao preenchimento de 750 vagas de policial rodoviário federal em todo o país, exceto nos estados do Pará e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...