segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como passar em Concurso Público

Começo aqui uma série de dicas que serviram para que eu conseguisse alcançar o objetivo de passar num concurso público, que no meu caso foi a Advocacia-Geral da União, boa leitura e bons estudos!


Regra 01

Se você não sabe para onde vai, não existe vento que seja a favor.

Numa viagem precisamos nos preparar antes, fazemos a mala (se for mulher serão duas ou três), separamos algum dinheiro, tem a passagem para comprar e, o mais importante de tudo, definimos o destino. Honestamente, nunca encontrei alguém no aeroporto, de malas prontas, que não sabia para onde estava indo.

Passar num concurso público é uma verdadeira jornada, que também precisa de preparação e, mais importante ainda, precisa da definição de qual é o destino final.
Vamos para o caso concreto: se lhe oferecessem agora, neste exato momento, um curso inteiramente grátis de informática e de lógica. Parece uma boa, não?!?! Eu lhe diria, depende! Qual o seu objetivo?

Dependendo de qual seja a sua meta pode não cair lógica e informática no seu concurso, então, você estará jogando seu precioso tempo fora, e o que parecia uma boa, facilmente se percebe que aceitar não seria a melhor decisão, esse vento aí não é a favor.
Está começando a perceber a importância de você decidir o seu destino logo no começo da jornada? A importância de saber que tipo de concurso você quer é fundamental para lhe ajudar em uma série de escolhas.
Não estou dizendo que você precisa saber com precisão o concurso que quer passar: "Quero ser Juiz" ou "Quero ser Analista do TRT". Estou dizendo que você precisa ter uma idéia, um norte, uma direção, pois só assim saberá se o vento que está soprando é contra ou a favor, ou seja, se a oportunidade que surgir é favorável a sua meta ou não.

Reflita!

Sua meta inicial é um concurso de nível médio ou superior?
É específico para área de direito ou é genérico?
Quais as matérias foram exigidas no último edital?
Tudo isso é muito relevante para você tomar a decisão de que curso fazer, que matérias estudar, que livros ou apostilas comprar. Repito, se você não sabe para onde vai, não existe vento que seja a favor.
Não adianta você fazer todos os concursos que aparecem e a cada novo edital você começar a estudar matérias novas que nunca tinha visto antes, isto lhe tira do rumo do seu destino, lhe afasta da meta maior. O menor trajeto entre dois ponto é uma reta (êita, isso já é matematica, será que cai no seu concurso, se não, pule essa parte correndo!!!)

Conclusão

Procure definir o tipo de concurso que lhe agrada, tanto no aspecto financeiro como na realização pessoal. Estude matérias relevantes para sua meta. Não perca o foco estudando assuntos novos a cada vez que um concurso diferente é anunciado no mercado. Pessoas que tentam de tudo normalmente não conseguem nada.
Se ainda sim você ficar tentado a fazer algum concurso fora da sua meta, faça, mas não mude o rumo dos seus estudos e não perca o foco no seu objetivo maior.
Bons estudos e lembre-se de me convidar para sua posse!!! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...