EMÍLIA VISITA DONA SINTAXE
Dona Sintaxe despediu aquele Período e
chamou outro.
- Aproxime-se uma oração na Voz Ativa!
Depressa!
Muito lampeira, destacou-se do grupo
uma Oração que dizia assim: O GATO COMEU O PICA-PAU.
- Que história de Voz Ativa é essa? –
indagou Emília.
- Já irá saber – respondeu a Senhora Sintaxe e, voltando-se para a nova
oraçãozinha: – Você está na Voz Ativa, não é assim? Pois então passe para a Voz
Passiva para essa boneca ver.
Incontinenti, a oraçãozinha
desmanchou-se toda para formar outra da seguinte maneira: O PICA-PAU FOI COMIDO
PELO GATO.
- Muito bem! – aprovou Dona Sintaxe.
E para os meninos:
- Notem que PICA-PAU, que é Objeto Direto da primeira Oração, passou a
ser Sujeito desta última, e reparem que o Sujeito da primeira (GATO) passou a
ser Complemento.
- Que Objeto Direto é esse que apareceu
aí sem mais nem menos? – berrou Emília.
- Objeto Direto é aquilo que completa o sentido do Verbo diretamente. A
gente pergunta ao Verbo: o quê? E a resposta é o tal Objeto Direto. O GATO
COMEU o quê? O PICA-PAU. Logo, PICA-PAU é o Objeto Direto.
- Que peste é a tal Gramática! – disse Emília. – Tem coisas que não
acabam mais. Só sinto que em vez de ter comido o pobre pica-pau o gato ano
tivesse comido a Senhora Gramática, com todas estas damas que andam por aqui…
Dona Sintaxe não ouviu e continuou:
- Por meio destas passagens de Sujeito para Complementos e de
Complementos para Sujeito é que as Orações passam da Voz Ativa para a Voz
Passiva. Entenderam?
Os meninos fizeram com a cabeça que
sim.
Durante toda a conversa Quindim manteve-se de parte, ouvindo com muita
atenção as palavras da grande dama e aprovando-a com movimentos de chifre.
Emília, que gostava de tirar a prova de tudo, foi ter com ele para lhe
perguntar, num cochicho:
- Que acha desta senhora, Quindim? Sabe
mesmo gramática ou está nos tapeando?
O rinoceronte riu-se filosoficamente.
- Como não há de saber, Emília, se ela é a Sintaxe, ou uma das partes da
própria Gramática? A Sintaxe de um lado e a Lexeologia de outro formam a
Gramática inteira. Nunca duvide do que a Senhora Sintaxe disser…
(MONTEIRO LOBATO, Emília no País da Gramática)
Exercício nº 02 de vozes do verbo
1-Identifique em que voz (ativa, passiva,
reflexiva) está cada oração abaixo:
a) A mãe sacrificou-se pelos filhos.
b) O aluno foi repreendido pelo
professor.
c) Estes homens plantaram milho.
d) Considero-me aprovado nos exames.
e) Abriram-se várias escolas.
f) O criminoso matou-se, na prisão.
g) Nós faremos a prova amanhã.
2-Identifique o sujeito das orações e classifique-os (simples,
composto, indeterminado, inexistente/agente, paciente); informe o tipo de voz
da frase (ativa ou passiva); e passe a oração para a voz ativa ou passiva,
conforme o caso. Damos abaixo o primeiro exemplo respondido para você saber
como deve fazer o exercício.
a) Os alunos terminaram os exercícios.
Sujeito simples/agente – os
alunos
Voz – ativa
Oração na voz passiva – Os
exercícios foram terminados pelos alunos.
b) A lição foi bem explicada pelo
professor.
Sujeito ______________
Voz –
Oração na voz _________
c) As árvores estavam cobertas de
flores.
Sujeito ______________
Voz –
Oração na voz _________
d) Mamãe fazia doces.
Sujeito _____________
Voz –
Oração na voz __________
e) O hino é cantado pelos alunos.
Sujeito _____________
Voz –
Oração na voz __________
f) os colegas organizarão a festa.
Sujeito ___________
Voz –
Oração na voz __________ -
3-Transforme as orações da voz ativa
para a voz passiva.
a) Ela despediu a empregada.
b) A empregada serviu o jantar.
c) Teresa regava as plantas.
d) A mãe acariciou o bebê.
e) O carro atropelou o pedestre.
f) Nós recitaremos o poema.
g) Os operários iniciarão a construção
da casa.
4-Agora, transforme essas orações da
voz passiva para a voz ativa.
a) A valsa foi tocada pelo pianista.
b) A cidade será destruída pelos
inimigos.
c) A lavoura foi prejudicada pelos
insetos.
d) Esta casa está alugada por meus
amigos.
e) Seu livro foi lido por todos os
alunos.
f) Esta ordem foi dada pelo diretor.
g) A colega era conhecida por todos.
5-Passe as orações para a voz passiva
usando somente pronomes retos ou oblíquos:
a) Eu observei seu trabalho.
b) Tu trouxeste esta carta.
c) O diretor elogiou-nos.
d) Mário encontrou-a no parque.
e) Eu te perdoei.
f) A polícia o prendeu.
g) Ele distribuiu os brinquedos.
6-Faça a forma correspondente da voz
passiva, usando o verbo mais o pronome “se”:
a) As aulas foram suspensas.
b) Sua ordem foi cumprida.
c) O ladrão foi perseguido.
d) Os rebeldes foram castigados.
e) A boa aluna foi elogiada.
7-Complete corretamente as frases
usando uma das formas verbais indicadas entre parêntese:
a) ______ carros em bom estado.
(compra-se/compram-se)
b) ______um apartamento no centro da
cidade. (vende-se/vendem-se)
c) ______ gritos. (ouvi-se/ouviram-se)
d) ______ todas as luzes.
(apagaram-se/apagou-se)
e) ______ o relógio antigo.
(consertou-se/ consertaram-se)
9-As crianças comeram o bolo.
1 – sujeito simples agente: as crianças
10-Os alunos terminaram seus
exercícios.
1 –
2 –
11-A lição foi bem explicada pelo
professor.
1 –
2 –
12-As árvores estavam cobertas de
flores.
1 –
2 –
13-Mamãe fazia doces.
1 –
2 –
14-O hino é cantado pelos alunos.
1 –
2 –
15-Os colegas organizarão a festa.
1 –
2 –
16-Transforme as orações da voz ativa
para a voz passiva:
1) Ela despediu a empregada.
2) A empregada serviu o jantar.
3) Teresa regava as plantas.
4) A mãe acariciou o bebê.
5) O carro atropelou o pedestre.
6) Nós recitaremos o poema.
7) Os operários iniciarão a construção
da casa.
17-Transforme as orações da voz passiva
para a voz ativa:
1) A valsa foi tocada pelo pianista.
2) A cidade será destruída pelos
inimigos.
3) A lavoura foi prejudicada pelos
insetos.
4) Esta casa está alugada por meus
amigos.
5) Seu livro foi lido por todos os
alunos.
6) Esta ordem foi dada pelo diretor.
7) A colega era conhecida por todos.
18-Transforme as orações da voz passiva
para a voz ativa, usando como complemento do verbo o pronome oblíquo
correspondente ao sujeito da voz passiva:
Veja como fazer o exercício.
Ele foi elogiado pelo
diretor. O diretor o elogiou.
1) Elas foram atendidas pelo
presidente.
2) Eles foram expulsos pelo
juiz.
3) Ela foi condecorada pelo
prefeito.
4) Nós fomos curados pelo
médico.
5) Eles foram aplaudidos pelo
público.
19-Transforme as orações da voz ativa
para a passiva mudando o pronome oblíquo que é complemento do verbo na voz
ativa, pelo pronome reto correspondente na voz passiva.
1. O caminhoneiro avisou-nos.
2. Minha amiga convidou-me para
jantar.
3. A polícia o procurará.
4. O povo o aclamou.
5. Nós o encontramos na rua.
20-As frases abaixo estão todas na voz
passiva. Escreva a outra forma de voz passiva utilizando o pronome SE.
1) Casas são vendidas.
2) O jogo foi realizado.
3) A casa foi construída.
4) As pontes foram destruídas.
5) A casa foi enfeitada.
6) As cartas foram expedidas.
21- Identifique se a oração está na voz
passiva ou reflexiva.
1. O garoto feriu-se levemente.
2. Eles se olharam por um instante.
3. Infelizmente ele se enganou.
4. Ela se admirava horas e horas diante
do espelho.
5. Após a vitória, os jogadores se
abraçaram calorosamente.
6. Resolve-se isso muito facilmente.
7. Ouviu-se um forte assobio.
8. Destruíram-se as pontes velhas.
9. O menino se machucou.
10. Rasgaram-se estas páginas.
11. Vendem-se estas casas.
12. Conserta-se relógio.
13. Fazem-se chaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!