1- O fragmento abaixo foi retirado da entrevista concedida por Arnaldo Jabor ao jornal O Estado de S. Paulo, por ocasião do lançamento de seu novo livro Pornopolítica.
A política hoje é pornô?
É uma pornografia. Sabíamos da corrupção, das contradições brasileiras, mas desconhecíamos sua extensão. Vivemos um momento histórico muito importante, que é a descoberta de um país que não sabíamos que existia. Estamos muito mais instruídos hoje que há 4, 5 anos. Entendemos muito mais de Brasil do que entendíamos e essa é a grande importância do momento que vivemos. Excerto extraído do jornal O Estado de S. Paulo, 21/08/06, Caderno 2. Pornografia. [Do gr. Pornográphos, ‘autor de escritos pornográficos’, + ia.] S.f. 1. Tratado acerca da prostituição.
2. Figura(s), fotografia(s), filme(s), espetáculo(s), obra literária ou de arte, etc., relativos a, ou que tratam de coisas ou assuntos obscenos ou licenciosos, capazes de motivar ou explorar o lado sexual do indivíduo. 3. Devassidão, libidinagem.
a) Destaque, das definições fornecidas pelo dicionário, qual(is) a(s) que justifica(m) o título da obra de Arnaldo Jabor.
Justifique sua resposta.
b) Na entrevista concedida por Arnaldo Jabor, o uso do pretérito imperfeito do modo indicativo é freqüente. Explique
qual(is) o(s) efeito(s) de sentido resultante(s) do uso dessa forma verbal.
3- Leia os anúncios publicitários abaixo:
“Unibanco. Em vez de complicado, descomplicado. Em vez de antipático, simpático. Em vez de burocrático, ágil. Em vez de continuar no seu banco, mude rapidinho para um que não parece banco: o Unibanco.” Revista Veja, 20/09/06, edição 1974 – ano 39 – n.º 37. “Estadão: o melhor jornal para leitores que pensam ÃO como você!”
a) Explique que recursos foram empregados para formar as palavras “descomplicado” e “rapidinho” e quais os sentidos que lhes foram atribuídos.
b) No contexto em que se encontra, a palavra “rapidinho” foi empregada como adjetivo ou como advérbio? Justifique sua resposta.
c) Aponte a função sintática do elemento ÃO no contexto acima e explique o sentido que lhe foi atribuído.
4- a) A pontuação e a referência de mundo são essenciais para desfazer ambigüidades. Na frase abaixo, se você não tivesse essas referências, quem você entende que seria apoiado por Paloma Duarte? “Por ideologia, Paloma Duarte apoiou Lula e Regina, Serra, em 2002.”
b) Mantendo a ordem e os termos da frase acima, empregue vírgula(s) para que a informação seja a seguinte: o apoio de Paloma Duarte a Lula.
c) Nos períodos abaixo, substitua cada uma das expressões sublinhadas por um verbo equivalente. Faça as transformações necessárias para adequar o texto à norma padrão. “Empresa Financeira procura profissionais para compor seu quadro comercial. O profissional precisa ter conhecimento das áreas financeira e bancária. Damos preferência a ex-gerentes de Factoring e de Bancos especializados.”
5-Leia atentamente os fragmentos abaixo. Eles fazem uso de recursos textuais que ajudam a construir a ambigüidade da personagem Raimundo Flamel: o leitor pode vê-lo como um bem intencionado homem da ciência ou como um sinistro enviado do Diabo. Lembre-se do conto “A Nova Califórnia”, de onde esses trechos foram extraídos. A seguir, aponte, a partir dos excertos, dois desses recursos textuais e explique de que maneira eles constroem essa ambigüidade.
Ninguém sabia donde viera aquele homem. O agente do correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. (...) Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço alentado de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes...
(...)
Imaginem o espanto da pequena cidade de Tubiacanga, ao saber de tão extravagante construção: um forno na sala de jantar! E, pelos dias seguintes, Fabrício pôde contar que vira balões de vidros, facas sem corte, copos como os da farmácia – um rol de coisas esquisitas a se mostrarem pelas mesas e prateleiras como utensílios de cozinha em que o próprio diabo cozinhasse.
(...)
De tarde, se o viam passear pela margem do Tubiacanga, sentando-se aqui e ali, olhando perdidamente as águas claras do riacho, cismando diante da penetrante melancolia do crepúsculo, todos se descobriam e não era raro que às “boas-noites” acrescentassem “doutor”. E tocava muito o coração daquela gente a profunda simpatia com que ele tratava as crianças
(...) parecendo apiedar-se de que elas tivessem nascido para sofrer e morrer. (...) Domingo, conforme prometeram, as três pessoas respeitáveis de Tubiacanga foram à casa de Flamel e, dias depois, ele desaparecia sem deixar vestígio ou explicação para o seu desaparecimento.
6-As estrofes que se seguem pertecem ao soneto “Aos mesmos sentimentos”, de Gregório de Matos. Leia-as com atenção e responda o que se pede: Corrente, que do peito destilada, Sois por dois belos olhos despedida; E por carmim correndo dividida Deixais o ser, levais a cor mudada. Não sei, quando caís precipitada, Às flores quer regais tão parecida, Se sois neve por rosas derretida, Ou se rosa por neve desfolhada.
As estrofes apresentam um acontecimento emocional (“sentimental”, com lágrimas), como anuncia o título do poema, que também remete a uma decepção (perda) amorosa. Esse acontecimento envolve descrição (um “desenho”) e narração (algo acontece), aspectos que se amarram dinâmica e fortemente. Nesse quadro, o vocábulo “despedida” significa “solta”, “liberada”; e a palavra “carmim” significa cor avermelhada (superfície corada). Apresente esse acontecimento comprovando suas afirmações com, pelo menos, dois exemplos de descrição e dois de narração (a simples transcrição de exemplos não resolve suficientemente a questão).
Boa Sorte!
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