sábado, 8 de outubro de 2011

Movimento marcha das vadias

Bahia 247
Desde as 10h desta sábado (8), a população da cidade de Itabuna, na Região Sul do Estado, está em festa com a realização de mais uma Marcha das Vadias . O protesto, que tem o objetivo de alertar sobre todas as formas de violência contra a mulher, vai percorrer as ruas centrais do município.
De acordo com a professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e uma das organizadoras do evento, Daniela Galdino, a marcha é também uma denúncia contra a "culpabilizacão da mulher vítima de violência".
Ela afirma ainda que é preciso fazer um movimento com bandeiras tão semelhantes às que foram levantadas 40 anos atrás (pelo movimento feminista), mas é impossível ignorar os 1.305 mil casos de violência registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Itabuna, de janeiro até o último dia 3 de outubro. "Este é um dado alarmante, especialmente em um município com pouco mais de 200 mil habitantes", destacou Daniela.
Números da violência
Segundo o Instituto Patrícia Galvão, de São Paulo, e a ONG C-Fêmea, a violência contra a mulher no Brasil se traduz em uma agressão a cada 12 segundos. Essas instituições apontam que 54% dos estupros são cometidos pelos maridos e que 64% das mulheres do país já foram agredidas, mas apenas 14% registram os crimes, por medo ou vergonha.
A Marcha das Vadias, em Itabuna, é a primeira a acontecer em uma cidade do interior do Nordeste. Algumas capitais do país já abrigaram o evento, inclusive em Salvador, no último Dois de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...