Pages

quinta-feira, 5 de março de 2015


Responda e justifique sua resposta quanto ao estudo das flexões verbais concernentes às vozes do verbo da partícula SE.

Eu o acompanharei.

O exército romano sitiava a cidade.

O lenhador derrubou a árvore.

Cortaram o cabelo da criança.

Praticam-se ações humanitárias.

Meu irmão comprou aquela casa.

Amanhã eles trarão os discos.

O domador havia soltado o tigre.

Poucos viram o acidente.

 Serão punidos pela lei todos os infratores.

Os jornais publicam, diariamente, todos os acontecimentos importantes, nacionais e internacionais.

O livro foi comprado por mim.

 Algumas pessoas ajudaram o velhinho.

O velhinho foi ajudado por algumas pessoas.

O governo instituiu mais um imposto.

A ditadura impedira a publicação de muitos livros.

“Mas ele desconhecia esses fatos extraordinários.”

 A velha casa será invadida pelo mato e pela sujeira.
Os cantores seriam vaiados pelo público.

A modernização da agricultura dos últimos cinqüenta anos trouxe como salvação da lavoura os agrotóxicos e os adubos solúveis. Esses venenos químicos são capazes de entrar na planta seja através das folhas, dos frutos, das sementes, dos galhos ou dos troncos.

“Móveis usados são vendidos” e “Alugou-se o apartamento” correspondem a:

 A floresta de 4,2 milhões de quilômetros quadrados é habitada por centenas de milhares de plantas.

 Transpondo para a voz ativa a frase acima, a forma verbal grifada passará a ser, corretamente:
 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. João, boa tarde!

    Gostaria de saber se você dá aula de reforço para quem faz supletivo, mais especificamente na área de matemática do ensino fundamental?
    Se possível, você poderia me responder no meu e-mail para que eu possa encaminhar o conteúdo programático.
    Segue o e-mail: leti_dantas@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...