terça-feira, 13 de junho de 2017

As drogas lícitas e ilícitas

Atualmente, encara-se a problemática da comercialização e uso dos entorpecentes. Fato que assusta, pois o público alvo dos traficantes são os jovens, geralmente os de baixa renda, que sofrem a mercê do vício. Porém, não só as drogas ilícitas, as que são utilizadas para uso medicinal também podem ser consideradas drogas quando o uso é feito indiscriminadamente afetando a saúde física e moral do indivíduo.
Pode-se observar que hoje, os jovens a cada vez mais se entregam ao uso das drogas. São vários os motivos que podem levar o indivíduo ao mundo dos alucinógenos. O mais comum, é pela falta de infraestrutura familiar, que leva o usuário a buscar consolo em uma pedra de crack. Ou então, o problema em que a pessoa encontra para alimentar seu vício, não tendo como sustentá-lo por falta financeira, levando-o as cidades para praticar o crime de roubo. Observa-se que em um bairro de São Paulo encontra-se a cracolândia, local de repasse desses entorpecentes, e onde muitos se encontram para usufruir da droga que o faz sentir certo prazer momentâneo.
Também há de se discutir, que aqueles que dependem do uso de um remédio para aliviar a dor ou sintomas de alguma doença, quando usado de forma irregular, pode-se considerar um dependente químico. A partir do momento que o doente passa a depender psicologicamente do remédio, ele traz sérias consequências em seu corpo, atraindo outras doenças como a depressão. Provando assim, que qualquer substâncias que gera vício, é prejudicial a saúde.
Logo, diante dos fatos mencionados, cabe a família do viciado, ajudar e orientar seu ente a uma casa de reabilitação, caso houver resistência do mesmo, procurar ajuda de Ong’s responsáveis para que o mesmo reconheça que necessita de ajuda. Quanto ao uso abusivo de remédios, cabe aos médicos e familiares administrarem corretamente o uso dos remédios, não deixando o paciente administrá-los sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...