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sábado, 12 de dezembro de 2015

Escassez: problema distante?

Cientistas preveem futuro sombrio para Terra

A ideia de um fim, de termo absoluto do mundo em que vivemos é de tal forma fantástica que, talvez por isso, a tratemos com algum descrédito. É difícil compreender que tudo o que somos, tudo o que fizemos e conseguimos poderá desaparecer. Mas é tempo de acordarmos, de nos conscientizarmos, dos homens que governam o mundo se unirem para impedir que o que vemos em ficção se torne realidade.

Cientistas alertam

5,5Escassez: problema distante?

Dentre os problemas da sociedade atual, um dos piores é a possível escassez dos recursos naturais, que poderiam causar a extinção humana em algumas décadas ou séculos. Outro problema que merece ser destacado é o aquecimento global, que há anos vem aumentando a temperatura média terrestre.
A escassez de recursos naturais, como a água, já é um problema em vários países europeus, asiáticos, e que, por outro lado, está longe de acontecer em algumas regiões brasileiras, o que é bom, pois essas regiões teriam maiores condições de sobrevivência e que, por outro lado, pode ocasionar invasões de outros países, ou até mesmo motivo para o desperdício pela população.
Já o aquecimento global, é um problema de todos os países, pois compromete a biodiversidade, pois além de derreter as geleiras, altera o clima de várias regiões. O principal contribuidor seriam os gases emitidos pela combustão de combustíveis fósseis, o que está causando uma lenta substituição por hidrogênio.
Portanto, podemos concluir que a escassez de recursos e o aquecimento globa tornar-se-ão as causas da extinção humana e de outros seres vivos, se as coisas continuarem como estão, pois as pessoas de hoje afirmam que não estarão vivas quando isso acontecer, e por isso, eles abusam do planeta, mas os efeitos podem ser acelerados e as pessoas que se acham isentas, podem não estar.

Comentário

O aluno possui um bom estilo, demonstra domínio da norma culta da língua escrita. No entanto, falta-lhe treino: a argumentação é superficial, fácil de ser refutada; o vocabulário é genérico; faltam elementos coesivos e ocorrem erros crassos de concordância. Observam-se, ainda, erros em relação à pontuação e ortografia das palavras; ao parágrafo conclusivo que não apresenta uma solução para o problema abordado.

Competências avaliadas

CompetênciaNota
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.2,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.2,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.2,0
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.2,0
Total10,00

DESEMPENHO DO ALUNO EM CADA COMPETÊNCIA


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