sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Verbo Amar...

Gerúndio: amando
Particípio passado: amado
Indicativo
Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito
eu amo eu amei eu amava
tu amas tu amaste tu amavas
ele/ela ama ele/ela amou ele/ela amava
nós amamos nós amámos / amamos nós amávamos
vós amais vós amastes vós amáveis
eles/elas amam eles/elas amaram eles/elas amavam
 
Pret. mais-que-perfeito Futuro / Condicional /
Futuro do presente Futuro do pretérito
eu amara eu amarei eu amaria
tu amaras tu amarás tu amarias
ele/ela amara ele/ela amará ele/ela amaria
nós amáramos nós amaremos nós amaríamos
vós amáreis vós amareis vós amaríeis
eles/elas amaram eles/elas amarão eles/elas amariam
 
Conjuntivo Subjuntivo (Br)
Presente Pretérito imperfeito Futuro
que eu ame se eu amasse quando eu amar
que tu ames se tu amasses quando tu amares
que ele/ela ame se ele/ela amasse quando ele/ela amar
que nós amemos se nós amássemos quando nós amarmos
que vós ameis se vós amásseis quando vós amardes
que eles/elas amem se eles/elas amassem quando eles/elas amarem
 
Imperativo
afirmativo negativo Infinitivo pessoal
para amar eu
ama tu não ames tu para amares tu
ame ele/ela não ame ele/ela para amar ele/ela
amemos nós não amemos nós para amarmos nós
amai vós não ameis vós para amardes vós
amem eles/elas não amem eles/elas para amarem eles/elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...