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segunda-feira, 26 de maio de 2014

Administrativo

LEGISLAÇÃO


Questão 11.


Em consonância com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, marque a alternativa correta dentre as finalidades e características dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia:

a) Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, sem necessidade de preservar o meio ambiente.

b) Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de sua atuação.

c) Qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições privadas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino.

d) Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico somente local.

e) Desenvolver a educação profissional e tecnológica apenas como processo educativo de tecnologias para as demandas sociais e peculiaridades regionais.


Questão 12.


Dentro do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, são formas de provimento de cargo público, EXCETO: a) Nomeação b) Econdução c) Reintegração d) Demissão e) Reversão Questão 13. Julgue as assertivas abaixo, de acordo com a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e marque a INCORRETA: a) Os cargos são o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. b) Os planos de carreira são o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade. c) Dentre os usuários, temos as pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem somente indiretamente dos serviços por ela prestados. d) A posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação nada mais são do que os padrões de vencimento. e) No ambiente organizacional, temos: área específica de atuação do servidor integrada por atividades afins ou complementares e organizada a partir das necessidades institucionais, que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

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Questão 14.


O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, estabelece as Regras Deontológicas. Identifique as afirmativas com (V) para verdadeiro ou (F) para falso: ( ) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio. ( ) Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor pode omiti-la ou falseá-la, para defender os interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana, quanto mais a de uma Nação. ( ) O servidor público deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza ato de desumanidade, nem dano moral aos usuários dos serviços públicos.

Marque a sequência correta de cima para baixo: a) V - V - V

b) F - F - F

c) F - V - V

d) V - V - F

e) V - F - F

Questão 15. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, nos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, marque a assertiva correta: a) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. b) A propriedade não atenderá a sua função social. c) São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. d) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, mas deverá ficar em sigilo em relação à família do preso e a qualquer outra pessoa. e) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação após seis (6) meses dentro do território Nacional. Questão 16. Considerando os princípios, objetivos e deveres da Educação Nacional, analise os enunciados e coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso no que segue: ( ) O disposto na Constituição Federal de 1988 (Art. 205) e reafirmado na Lei 9394/96 (LDB) representa um grande, apesar de demorado, avanço na legislação educacional brasileira por não apenas prever a gratuidade e a expansão do ensino público, mas também por tornar a Educação um dever exclusivo do Estado, possibilitando assim que a família e a sociedade civil possam exigir, efetivamente do Estado, o direito à educação.

( ) A Lei 11.892/2008 atribui aos Institutos Federais, a prioridade de, por meio da educação profissional, conforme previsto na LDB, integrar-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, colaborando assim com a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Portanto, os Institutos Federais devem, por força de lei, contribuir efetivamente na superação da secular educação voltada apenas para a formação das elites e, raramente, para a formação de trabalhadores braçais.


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( ) A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, dá às Instituições de Ensino a autonomia para definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades, mas estabelece princípios sobre os quais essa autonomia deve ser exercida. Assim, pode-se dizer que a autonomia institucional não é soberania, uma vez que as instituições são obrigadas a fazer sua gestão garantindo a participação dos profissionais da educação, da comunidade escolar e local, os conselhos e seus equivalentes. Ou seja, o Instituto Federal Farroupilha, por exemplo, ao elaborar seu Plano de Desenvolvimento Institucional, deve ouvir os professores e alunos, do contrário, irá desrespeitar integralmente os princípios da gestão democrática previstos na LDB.

Marque a sequência correta: a) V - V - V

b) F - F - V

c) F - V - F

d) F - V - V

e) F - F - F

Questão 17. Analise a veracidade das afirmativas que seguem:

I. Em 2008, foram criados os Institutos Federais (Lei 11.892/2008) com a proposta de que a educação profissional seja mais do que a simples educação profissionalizante para o “mercado de trabalho”, mas uma educação profissional para o “mundo do trabalho” tentando superar a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho braçal, na perspectiva de uma educação ontológica. Para concretizar essa proposta o ensino nos Institutos Federais será ministrado, de forma a se garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola bem como a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

II. Quinze dias antes do Ato Institucional nº. 5 o governo promulga a Reforma Universitária, por meio da Lei nº. 5540/1968, impedindo a batalha estudantil por mais vagas nas escolas públicas. A União Nacional de Estudantes (UNE) foi retirada da lei restringindo a representação dos alunos apenas por meio de Diretórios Acadêmicos (DA) e do Diretório Central de Estudantes (DCE). O Decreto nº. 477/1969 definia “infrações disciplinares praticadas por professores, alunos, funcionários ou empregados de estabelecimentos de ensino público ou particulares”. A LDB, por sua vez, supera esse fragmento histórico prevendo, com base na Carta Democrática de 1988, dentre outros: a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o respeito à liberdade e apreço à tolerância; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; e a consideração com a diversidade étnico-racial.

III. Dentre as várias formas e procedimentos adotados pela legislação educacional vigente para evitar que a elite política, econômica e religiosa continue impedindo o desenvolvimento e a universalização da educação no Brasil, como acontece por mais de 400 anos, é que a legislação educacional vigente, procura prever, de forma taxativa, ações a todas as instituições de ensino, tais como: ensino da arte, educação física; cultura afro-brasileira e indígena, filosofia e sociologia. No entanto, estas ações são diretrizes recomendadas pela LDB, visto que não podem ser obrigatórias porque contrariam o princípio da gestão democrática e da autonomia escolar no que tange a sua organização pedagógica.

IV. Muitos fatos marcaram a legislação educacional brasileira, tais como: golpe do Estado Novo (1937-1945); Criação da União Nacional de Estudantes (UNE) em 1938; Decreto-Lei n. 1238/1939 (tratou da cooperação entre indústria e estado para a formação profissional); Reforma Capanema 1942 (abrangeu o ensino secundário e técnico industrial, além de estabelecer uniformidade no currículo); Restruturação do Ensino Comercial como ramo do ensino médio (1943 e 1945); Criação do INEP em 1938; SENAI (1942) e SENAC (1946) para atender os pobres, através de ensino profissionalizante. Dentre eles, a inclusão na LDB, feita pela Lei nº 11.741, de 2008, que prevê que o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas de forma que a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida nas formas: articulada com o ensino médio (integrada ou concomitante) e na forma subsequente.


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Assim, pode-se concluir que são verdadeiras: a) Apenas II e III b) Apenas III e IV c) Apenas I e IV d) Apenas I, II e IV e) Apenas II, III e IV

Questão 18. Marque a alternativa correta: a) Um aluno devidamente matriculado em um curso na educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, maior de idade, com prole e que cumpre jornada de trabalho igual ou superior a seis horas diárias, solicita dispensa da prática de educação física. Nesse caso, o pedido deve ser aceito pela instituição de ensino, pois a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, mas sua prática é facultativa ao aluno. b) Sendo que a Lei 11.892/2008 obriga os Institutos Federais a ofertar 50% das vagas para cursos técnicos de nível médio (sejam eles integrados, concomitantes ou subsequentes), ao organizar seus projetos pedagógicos de curso, o Instituto Federal Farroupilha deverá incluir na matriz curricular de todos os cursos de nível médio, exceto nos subsequentes, uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, a ser escolhida pelos professores e alunos, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades de oferta da instituição. Ou seja, a instituição é obrigada a ofertar duas línguas estrangeiras mas o aluno é obrigado a cursar apenas uma delas. c) As instituições de ensino têm autonomia para elaborar e desenvolver seus currículos, desde que observada a base nacional comum. Além disso, devem contemplar, obrigatoriamente: disciplinas da língua portuguesa e da matemática, conteúdos sobre o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política; o ensino da História do Brasil especialmente das matrizes indígena, africana e europeia; a música como conteúdo obrigatório a ser ministrado junto ao ensino da arte; os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios; e as disciplinas de filosofia e sociologia com, no mínimo, um período semanal durante todo o ensino médio. d) O ensino médio, inclusive o ofertado em cursos do PROEJA, deverá ter duração mínima de três anos, cuja carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. e) Os Institutos Federais estão autorizados a ofertar os seguintes cursos de educação profissional e tecnológica: de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio; de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. Sendo assim, os profissionais de educação (técnicos e docentes) que atuam no Instituto Federal Farroupilha devem estar preparados ou buscar contínua formação para atuar direta ou indiretamente no ensino, pesquisa e extensão, envolvendo todos os níveis, formas e modalidades de ensino, exceto no ensino fundamental, mesmo que em parceria com a rede municipal de ensino. www.pciconcursos.com.br

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Questão 19.


Avalie as alternativas a seguir:

I. O Instituto Federal Farroupilha atua em vários níveis, formas e modalidades de ensino, como por exemplo, a educação no campo, cursos de PROEJA, cursos subsequentes dentre outros. Nesse sentido, pode-se dizer que a instituição, no uso da sua autonomia, poderá organizar a educação em regimes de ofertas diferenciados da tradicional organização por séries anuais comum na maioria das instituições de educação básica, tais como: séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudo. No entanto, deve fazer isso com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, desde que seja para salvaguardar o interesse do processo de aprendizagem e sem prejuízo à qualidade de ensino.

II. No ano de 2013, o Instituto Federal Farroupilha possibilitou aos seus alunos, a mobilidade acadêmica, tanto nacional quanto internacional, bem como pretende ampliar oportunidades para que alunos de outras instituições de ensino nacionais e internacionais, também tenham acesso ao ensino ofertado nessa instituição. Para isso, é necessário pensar a verificação do rendimento escolar desses alunos também por meio de procedimentos como: aproveitamento de estudos, desde que concluídos com êxito; valorização de experiência extraclasse, dentre outros. Essas possibilidades, previstas na LDB, são direitos dos alunos e, portanto, independem das normas internas da instituição.

III. A LDB prevê que o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino. Sendo assim, em virtude de eventos ou fenômenos tais como: greve de servidores, copa do mundo, tempestades, feriados, atividades institucionais que não envolve a participação de alunos, o Instituto Federal Farroupilha ou seus Câmpus de forma individual, podem alterar o calendário acadêmico a qualquer momento ou considerar os motivos acima como dia letivo desde que devidamente justificados e informada a comunidade escolar.

IV. Na verificação do rendimento escolar, poderá prever estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, incluindo nesse processo, a participação de profissionais técnicos tais como Assistente Social, Técnico em Assuntos Educacionais, Pedagogo e inclusive os próprios alunos por meio de monitorias, programas de pesquisa, projetos de ensino, desde que previsto nos regulamentos institucionais e com a participação do(s) docente(s) responsável(is) pelo conteúdo a ser ministrado.

Estão corretas as afirmativas: a) Apenas I e IV

b) Apenas I, II e III

c) Apenas II, III e IV

d) Apenas II e IV

e) Apenas II e III

Questão 20. Marque a alternativa INCORRETA: a) A LDB afirma que “o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação”. No Instituto Federal Farroupilha, em regra, os cursos técnicos integrados estão organizados por séries com matrícula seriada (em todas as disciplinas da série), e os cursos técnicos subsequentes, assim como os cursos superiores estão organizados por semestres com matrícula por disciplinas. O aluno do curso técnico integrado que não frequentar, no mínimo 75% da carga horária da disciplina de Informática, por exemplo, não será reprovado por faltas, diferente do aluno do curso superior ou subsequente, que deverá frequentar no mínimo 75% de cada disciplina na qual está matriculado.

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b) Por ser uma instituição de educação profissional, o Instituto Federal pode oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. Estes cursos poderão ser ministrados inclusive por servidores técnicos e não apenas por servidores docentes, desde que de acordo com as normas institucionais como por meio de projetos de extensão, por exemplo. c) Na educação profissional, o conhecimento adquirido, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Assim, por exemplo, um pedreiro ou um produtor rural podem ser certificados pelo Instituto Federal sem, obrigatoriamente, frequentar o curso, desde que atendidas às normas institucionais e a legislação vigente como o Decreto 5.840/2006 para os casos de certificação no ensino fundamental ou médio. d) A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, foi incluída na LDB pela Lei nº 11.741, de 2008, e deve conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Assim, a possibilidade de acesso à educação profissional deve se dar ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como ao trabalhador em geral, jovem ou adulto. e) A classificação em qualquer série ou etapa pode ser feita: por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola; por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas; independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, desde que atenda aos procedimentos previstos na regulamentação do respectivo sistema de ensino e haja vaga disponível na série ou etapa para a qual se pretende a classificação desejada.

Questão 21. Sobre a Educação Profissional, no âmbito dos Institutos Federais, analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA: a) Os Instituto Federais ofertam, como prioridade, Educação Profissional Técnica de Nível Médio desenvolvida na forma articulada, que se dá nas formas: integrada, concomitante e concomitante na forma, e subsequente ao Ensino Médio. Sendo que oferta preferencial é na forma articulada integrada ao ensino médio. b) O planejamento de cursos e programas de Educação Profissional deve seguir itinerários formativos, cuja base são os Catálogos Nacionais de Cursos mantidos pelos órgãos próprios do Ministério da Educação (MEC) e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). c) A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, articulada com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, inclui a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e contempla as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura. d) Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências, preparando-o para o ingresso nos cursos superiores. e) A indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem e a interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular, são, dentre outros, princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

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Questão 22.


Analise as assertivas:

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve seguir, como princípio, o reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.

II. Para garantir a participação coletiva, é importante que os servidores técnicos, nos Institutos Federais colaborem na formulação dos seus projetos político-pedagógicos e planos de curso, mesmo que sejam impedidos de ministrar aulas em alguns dos cursos oferecidos na instituição.

III. Os Institutos Federais podem ofertar apenas cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio que estejam previstos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio (CONAC).

IV. Os diplomas e certificados dos concluintes de curso técnico de nível médio ou correspondentes qualificações são expedidos pela respectiva instituição de Ensino, em que não é obrigatória a inserção do número do cadastro do SISTEC, visto que estes cursos já estão autorizados pelo MEC.

Estão corretas: a) Apenas I e III b) Apenas I e IV c) Apenas III e IV d) Apenas II e III e) Apenas I e II

Questão 23. Marque a alternativa correta: a) Os Institutos Federais ofertam educação de nível médio e superior na perspectiva da verticalização de ensino. Assim, o aluno tem a possibilidade de ingressar, por exemplo, num curso técnico de ensino médio integrado, depois cursar uma especialização técnica de nível médio, curso superior, especialização lato sensu, mestrado e doutorado no mesmo Instituto Federal. b) De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, os cursos técnicos de nível médio têm carga horária mínima de 800, 1.000 ou 1.200 horas. A LDB prevê que o ensino médio terá carga horária mínima de 2.400 horas. Sendo assim, um curso Técnico de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, terão no mínimo 3.200, 3.400 ou 3.600 horas. c) Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas mais a respectiva carga horária prevista no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. d) Os cursos técnicos de nível médio poderão ser oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, dispensando assim, a necessidade de carga horária presencial e a realização de atividades práticas. e) Em polo presencial ou em estruturas de laboratórios móveis devem estar previstas atividades práticas de acordo com o perfil profissional proposto, sem prejuízo da formação exigida nos cursos presenciais. Estas atividades devem estar sempre vinculadas ao estágio profissional.

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Questão 24.


Sobre a Educação de Jovens e Adultos no âmbito dos Institutos Federais, analise as afirmações:

I. Por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, os Institutos Federais podem ofertar educação profissional também de forma articulada com o ensino fundamental.

II. Os cursos e programas do PROEJA deverão ser oferecidos, em qualquer caso, a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado único.

III. Os Institutos Federais devem destinar no mínimo 10% do total das vagas de ingresso da instituição para cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

IV. Os cursos do PROEJA, destinados à formação inicial e continuada de trabalhadores, deverão contar com carga horária mínima de 1.400 horas a serem destinadas de forma equitativa entre educação profissional e ensino fundamental.

Está(ão) INCORRETA(S) a) Apenas I e III b) Apenas IV c) Apenas II d) Apenas I e IV e) Apenas III

Questão 25. Considere as afirmativas:

I. O aluno do PROEJA, se demonstrar aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, poderá obter o correspondente diploma mesmo sem ter integralizado a carga horária mínima do curso prevista na legislação.

II. A Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012, prevê “a prática profissional intrínseca ao currículo desenvolvida nos ambientes de aprendizagem.” Sendo assim, o aluno não é obrigado a realizar o estágio nos cursos Técnicos de Nível Médio mesmo quando previsto no projeto pedagógico do curso, visto que essa Resolução normatiza, dentre outros, os itens a serem explicitados na organização curricular.

III. Os Institutos Federais têm a finalidade de ofertar educação profissional em todos os níveis, formas e modalidades de ensino, bem como desenvolver ainda: pesquisa, extensão, cursos de pós-graduação

stricto sensu de mestrado e doutorado. No entanto, o maior número de vagas deverá ser destinado à oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, preferencialmente na forma articulada integrada presencial e na modalidade EJA, e para a oferta de Licenciaturas.

Está(ão) correta(s): a) Apenas II b) Apenas II e III c) Apenas I e III d) Apenas I e II e) Apenas I


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CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 26. As organizações “mecanicistas” ou “burocracia Industrial” apresentam as seguintes características. São elas:

I. A autoridade é derivada da tarefa e não do status.

II. A estrutura organizacional é flexível.

III. A seleção e promoção é baseada na competência técnica.

IV. Existe um sistema formal de regras e procedimentos.

V. Existe e é valorizada a especialização funcional.

VI. É dada ênfase no trabalho em equipe.

Das características elencadas, algumas são consideradas vantajosas. Quais são as alternativas que representam essas vantagens?

a) Apenas as alternativas IV, V e VI.

b) Apenas as alternativas II, V, VI.

c) Apenas as alternativas III, V, VI.

d) Apenas as alternativas I, II e III.

e) Nenhuma das alternativas.


Questão 27.


O organograma representa a estrutura organizacional e é representado em um gráfico, formado por retângulos, linhas pontilhadas e linhas cheias. A divisão do trabalho, comunicação e hierarquia são informações que são encontradas nos organogramas. Assim, a hierarquia é uma informação representa por:

a) Números de níveis em que os retângulos estão agrupados.

b) Retângulos que indicam unidades de trabalho.

c) Retângulos que demonstram a responsabilidades dos cargos.

d) Retângulos que demonstram a responsabilidade dos departamentos.

e) Linhas cheias que ligam retângulos, mostrando a dependência dos cargos.


Questão 28.


O ciclo PDCA é uma ferramenta de análise e melhoria de processo. Qual das alternativas identifica esse método de gerenciamento e suas respectivas etapas:

a) Ameaças e Oportunidades: Fraquezas e Debilidades.

b) Planejamento Estratégico e Tático.

c) Planejamento; Execução; Controle e Ação Corretiva.

d) Estratégias, Táticas e Operações.

e) Nenhuma das alternativas está correta.


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Questão 29.


É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Ela visa dar condições racionais para que se organize e dirija a organização ou seus departamentos, a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. Marque a alternativa correta.

a) Planejamento

b) Direção

c) Controle

d) Organização

e) Coordenação


Questão 30.


Nas organizações, o processo administrativo é desenvolvido através das seguintes funções:

a) Fiscalização, comunicação, correção e controle.

b) Planejamento, organização, direção e controle.

c) Planejamento, feedback, execução e ação.

d) Comunicação, ação, correção e avaliação.

e) Execução, organização, direção e verificação.


Questão 31.


A estrutura organizacional refere-se a como as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Marque a alternativa correta que corresponde ao tipo de departamentalização mais utilizado por empresas de pequeno porte e que agrupa especialistas comuns em uma única chefia:

a) matricial.

b) funções.

c) produtos ou serviços.

d) localização geográfica.

e) clientes.


Questão 32.


O organograma clássico é uma representação gráfica da estrutura de uma organização, é representado por figuras geométricas ligadas por linhas. Assinale a alternativa que não corresponde ao que as linhas representam no organograma:

a) autoridade hierárquica.

b) relações formais.

c) cargos e órgãos.

d) autoridade de linha.

e) fluxo de autoridade.


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Questão 33.


Jacira trabalha em um Instituto Federal na parte administrativa, em conversa com seu superior sugeriu que fosse implantado um fluxograma para o setor, para tanto utilizou vários argumentos. Qual dos argumentos abaixo não foi utilizado de forma adequada por ela? Assinale a alternativa abaixo que não se refere ao fluxograma:

a) definem a organização das normas organizacionais.

b) asseguram a fluidez da movimentação de papéis, pessoas e informações na organização.

c) representam o fluxo ou sequência de rotinas e procedimentos.

d) facilitam a análise do trabalho e a sua simplificação.

e) permitem compreender melhor as rotinas organizacionais.


Questão 34.


Assinale a alternativa correta. A reorganização das empresas focando nas atividades essenciais da organização, com redução do número de funcionários e níveis organizacionais, refere-se a:

a) Just in time.

b) reengenharia.

c) kaisen.

d) benchmarking.

e) downsizing.


Questão 35.


O processo entrópico é uma lei universal da natureza, no qual todas as formas de organização se movem para a desorganização ou morte. Os sistemas abertos podem deter esse processo por meio da:

a) entropia positiva.

b) entropia reativa.

c) output.

d) entropia negativa.

e) input.


Questão 36.


Assinale a alternativa correta. A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como uma consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de Oposição à:

a) Teoria Científica.

b) Teoria Estruturalista.

c) Teoria da Contingência.

d) Teoria Burocrática.

e) Teoria Clássica da Administração.


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Questão 37.


Assinale a alternativa correta. O administrador financeiro deve preocupar-se com os tipos básicos de questões:

a) Planejamento Operacional

b) Com os suprimentos, transportes e armazenagem

c) Orçamento de capital e administração do capital de giro

d) Aumento e diminuição do pessoal operacional

e) Aumento e diminuição dos custos diretos


Questão 38.


Assinale a alternativa correta. O(s) método(s) de avaliação do(s) estoque(s) aceito(s) pela legislação vigente é(são):

a) LIFO e UEPS.

b) NIFO.

c) HIFO.

d) FIFO e Média ponderada móvel.

e) UEPS e Média ponderada fixa.


Questão 39.


Assinale a alternativa correta. As principais características da relação de emprego são:

a) Responsabilidade e Comprometimento.

b) Pessoalidade, subordinação e contraprestação.

c) Liberdade de escolha do cargo e local de trabalho.

d) Motivação e Projeto de crescimento profissional.

e) Esforço, habilidade e adaptabilidade.


Questão 40.


Assinale a alternativa correta. Os princípios fundamentais dos Procedimentos Administrativos são:

a) Caráter escrito, simplificação do formalismo e natureza inquisitória.

b) Sucessão ordenadas de atos e formalismo.

c) Cumprimento das Doutrinas e jurisprudências Governamentais.

d) Liberdade e igualdade administrativa.

e) Legalidade, moralidade e publicidade.


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Questão 41.


Assinale a alternativa correta. Um manual pode ser elaborado da forma mais complexa a mais simplificada possível, dependendo, claro, da necessidade da empresa. O manual deve conter as seguintes partes básicas:

a) Folha de rosto e resumo detalhado.

b) Linhas horizontais com espaçamento simples e tabelas.

c) Índice numérico ou sumário, apresentação e instrução para uso.

d) Assinatura do dono da empresa e do gerente administrativo.

e) Margem esquerda e direita definidas.


Questão 42.


Com relação ao atendimento a clientes e ao telefone, enumeramos algumas situações abaixo:

1. Identifique-se ao atender o telefone, concentre-se na conversa, responda com nível apropriado de decoro, aja com profissionalismo;

2. Responda estritamente o necessário, não forneça informações sobre o setor ao qual trabalha, anote recados, ofereça cafezinho;

3. Identifique-se ao visitante ou cliente, acomode-o caso tenha que esperar por alguém, mostre profissionalismo e educação;

4. Seja cortês e descubra a finalidade da visita, em hipótese alguma perturbe seu superior, somente em casos de extrema urgência, agende ou redirecione ligações sem muita importância.

Assinale a opção abaixo que se enquadra ao atendimento a clientes e ao telefone, baseando-se nas sequências acima:

a) Apenas as opções 3 e 4 estão corretas.

b) Apenas as opções 1, 2 e 3 estão corretas.

c) Apenas a opção 4 está correta.

d) Todas as opções estão corretas.

e) Apenas as opções 1 e 3 estão corretas.


Questão 43.


Dentre as sequências abaixo, todas as opções possuem uma sequência de pronomes de tratamento, que são usados em redações oficiais, EXCETO:

a) Vossa Magnificência, Vossa Excelência, Senhorita, Vossa Santidade.

b) Vossa Excelência, Vossa Majestade, Doutor, Vossa Senhoria, Senhor.

c) Vossa Eminência, Eminentíssimo, Reverendíssimo Senhor, Senhor.

d) Vossa Reverência, Vossa Eminência, Vossa Magnificência, Vossa Santidade.

e) Vossa Senhoria, Você, Senhor, Vossa Excelência.


www.pciconcursos.com.br


Concurso Público TAE

Cargo: ASSISTENTE EM ADMINSTRAÇÃO


Questão 44.

XXXXXXXXXXXXX nº 15 Em 16 de agosto de 2009. Ao Senhor (nome da pessoa para a qual o documento é destinado)– Chefe do Departamento de Recursos Humanos Assunto:Relação do quadro de colaboradores Por ocasião da visita dos diretores, solicitamos a Vossa Senhoria a relação completa do quadro de nossos colaboradores, a fim de que possamos cumprir com as determinações que nos foram repassadas. Atenciosamente ______________________ (Assinatura do remetente seguida da função por ele desempenhada)
O documento acima representado de acordo com suas características recebe o nome de:

a) Requerimento.

b) Relatório.

c) Ofício.

d) Memorando.

e) Carta comercial.


Questão 45


. [...] tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada. O texto acima refere-se a(ao):

a) Ata.

b) Requerimento.

c) Carta registrada.

d) Carta Comercial.

e) Relatório.


Questão 46.


O hardware, sendo a parte física de um computador e o teclado, como parte desse conjunto, afirma-se ser um dispositivo de:

a) saída, apenas.

b) entrada e saída.

c) processamento.

d) memória.

e) entrada, apenas.

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