segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Regra de Três Simples

a) Uma bomba eleva 272 litros de água em 16 minutos. Quantos litros elevará em 1 hora e 20 minutos?
b) Doze operários levaram 25 dias para executar uma determinada obra. Quantos dias levarão 10 operários para executar a mesma obra?
c) Num livro de 200 páginas há 30 linhas em cada página. Se houvesse 25 linhas em cada página, quantas páginas teriam o livro?
d) Metade de uma obra foi feita por 10 operários em 13 dias. Quantos tempo levarão para terminar essa obra com 3 operários a mais?
e) Com uma certa quantidade de cobre, fabricam-se 1600 metros de fio com seção de 12 mm². Se a seção for de 8 mm², quantos metros de fio poderão ser obtidos?

f) Um quintal pode ser ladrilhado com 500 ladrilhos de 225 cm 2 de área cada um. Quantas lajotas de 900 cm2, cada uma, são necessárias para recobrir o mesmo quintal?
g) Um galpão pode ser construído em 48 dias por 7 pedreiros que trabalham num certo ritmo. Como ele deve ser construído em duas semanas, no mesmo ritmo de  trabalho, quantos pedreiros deverão ser contratados?

h) Uma máquina tem duas rodas dentadas que se engrenam. A maior tem 30 dentes e a menor, 18 dentes. Quantas voltas dá a menor enquanto a maior dá 150 voltas?
i) Um Boeing vai do Rio de Janeiro a Recife em 2 horas e 40 minutos, num vôo sem escalas. Numa das viagens, ocorreu um pequeno defeito em seus motores e ele fez a viagem em 3 horas e 20 minutos, a uma velocidade de 540 km/ h. Qual é a velocidade média com que ele faz essa viagem em condições normais?
j) Para asfaltar 345 km de estrada, uma equipe de 15 pessoas levaria 8 dias. Se forem contratados outras 9
pessoas que trabalhem no mesmo ritmo das pessoas da equipe que já existe, em quantos dias a nova equipe
asfaltará o mesmo trecho de estrada?
k) Para asfaltar 345 km de estrada, uma equipe de 15 pessoas levaria 8 dias. Qual o número de pessoas que
devem ser contratadas para que a mesma obra fique completa em 5 dias, desde que todos trabalhadores
tenham o mesmo ritmo de trabalho.
l) Lisa e Rute aproveitaram uma liquidação. Lisa comprou 18 camisetas e pagou o equivalente a 14 camisetas. Rute também comprou camisetas na mesma liquidação e pagou o equivalente a 49 camisetas. Quantas camisetas Rute comprou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão contribua. Obrigado!

Reportagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...